domingo, 24 de outubro de 2010

Dicas etiqueta!


    Queridas amigas, hoje o tema é : "etiqueta", essa pequena e quase esquecida expressão está banalizada no mundo atual. De uma abrangência quase imensurável, o “ser elegante”, “ter classe” é comumente confundido. Normalmente as pessoas ligam essa atitude ao bem vestir-se, ao uso de roupas caras, às posses materiais que na verdade não levam definitivamente ninguém a possuir atitudes nobres perante a vida. 
  Ser elegante é um conjunto complexo, porém ao alcance de toda doçura feminina, hoje sendo substituída pelo falso modelo do “importante é ser você”. Não discordo disso totalmente, desde que você se busque, se lapide, cresça em comportamentos nobres.
  Ser esnobe, invasiva, fofoqueira, indiscreta, falar gritado, colocar os pés no sofá da casa dos amigos, abrir geladeira na casa das pessoas, rir alto, sentar de pernas abertas ou de maneira desleixada, ser antipática não é ser você, é falta de classe mesmo!Temos uma infinidade de regras de etiqueta: para se vestir, para se portar num almoço/jantar de negócios, e por ai vai... Por isso, hoje irei falar apenas de dicas anti-gafes!
  Numa refeição na casa de alguém, é a dona da casa que dá o “start” para as pessoas irem pra mesa e ela que indicará o lugar em que você vai se sentar (a verdade é que numa reunião informal com amigos isso é o que menos importa!)
Talheres. Quem não se lembra daquelas cenas de “Uma linda mulher” onde ela aprende como usar aquela infinidade de talheres? Pois é, a dica continua a mesma: de fora para dentro, eles são distribuídos na ordem de uso, o que vier primeiro é pra comer com o talher da ponta!
- Guardanapos: Quando de pano devem ser colocados no colo. Devemos usá-lo antes de beber, para não deixarmos o copo com aquela gordura ou até mesmo comida que fica na boca.
- Utilização dos talheres: Não fique de troca-troca, em uma mão fica a faca (para sempre) e na outra o garfo... Nada de cortar com uma mão e comer com a outra. O indicado é que a faca fique na mão direita, mas eu prefiro na esquerda... desde que não haja troca-troca.
  A comidinha: Corta-se apenas o que vai comer naquele momento. Cortar um monte de pedacinhos pra comer tudo depois como a comidinha do filhinho não pooooode!Meninas mesmo no "happy hour" com amigos(a) ,no barzinho, restaurante ou pizaria, quando chegar a refeição, apesar de estar todo mundo com muita fome, não debruçe sobre a mesa ,esticando o braço por cima das outras pessoas, quase que subindo em cima dos demais da mesa, só para pegar aquele pedaço de carne, ou a pizza,por favor meninas não façam isso, peça para quem estiver ao lado, passar a refeição até você, não custa nada um pouco de bom senso. 
  Comer discretamente, mastigando de boca fechada(ninguém precisa ver o que vocês está mastigando,ai que nojo). Não falar de boca cheia nem passar a língua sobre os dentes.
Ah e por último nada de falar ou rir alto demais, a não ser que sua amiga(o) tenha problema auditivo.
Muitas pessoas tem resistência às regras de etiqueta, rotulando-as como futilidades, quando na verdade servem para facilitar nossa vida, até por que como diz Glorinha Kali:etiqueta tem a ver com ética, e bom senso.
beijim a todas!!




 

3 comentários:

  1. Confesso que acho esse negocio de etiqueta um saco, mas é necessário sim em muuuitas ocasiões.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. ÓTIMO POST!!! Realmente tem muita gente que ainda não sabe como se portar em um jantar, talheres a serem usados, até o tom de voz e conversa...

    Beijok's

    Pri

    www.epocaboutique.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi sou das blogueiras e to te seguindo. Vim avisar que tem coleção de biju nova no meu blog. Faça uma visita e deixe um recadinho?
    brigadinho
    www.claudilicearagao.blogspot.com

    ResponderExcluir