domingo, 26 de setembro de 2010

CAFÉ É BOM DEMAIS

Essa matéria é em homenagem a minha amiga Ana Marcia..rsrs...
Coisas que eu amo e fazem parte do meu dia, diversas vezes diga-se de passagem, são: chocolate e café. Juntos então… Humm melhoram qualquer humor e são a melhor desculpa do mundo para desopilar por alguns minutos...
Assim como vinhos, o café não é tão simples quanto parece e a variedade é imensa, os processos, os grãos e um verdadeiro universo de segredos para se chegar em uma boa taça. ..Aqui em Teresina apesar do clima quase sempre chegar aos 40°, na sombra..rsrs...os consumidores de café podem se alegrar já existem caféterias que não deixa em nada a desejar, para os de outras grande metrópoles, como por exemplo o Mande K café especias, e a Fazendaria que é um mimo,desde a decoração até a montagem dos pratos,e que eu particulamente amo, (fotinhas do lugar para os que não conheçem).
No entanto, o que pouca gente não sabe é que doses moderadas da bebida podem trazer muitos benefícios à saúde, além do simples prazer da degustação.Ele ainda é rico em sais minerais, como potássio, cálcio, zinco, ferro e magnésio, contém vitamina B, umas grande quantidade de ácidos clorogênicos, antioxidantes naturais e nutrientes que ajudam na prevenção da depressão e suas consequências, tais como o tabagismo, alcoolismo e consumo de drogas. Essas substâncias estão presentes em uma proporção de 7% a 10%, isto é, de 3 a 5 vezes mais que a cafeína, com um índice que vai de 1% a 2,5%. Um estudo feito na Universidade de Vanderbilt provou que homens que bebem café regularmente previnem-se em 80% do desenvolvimento do mal de Parkinson. A bebida ainda reduz o colesterol, auxilia no combate de doenças coronárias, no processo de emagrecimento e na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de cólon e o do reto.

O café traz benefícios à saúde, mas deve ser consumido moderadamente. Foto:Getty ImagesO café traz benefícios à saúde, mas deve ser consumido moderadamente. Foto:Getty Images
Existem ainda estudos recentes que indicam que algumas substâncias presentes no café podem ajudar a prevenir demências e o Alzheimer. A revista médica norte-americana Neurology indica, ainda, que a cafeína retarda a deterioração mental em mulheres idosas. A bebida atua sobre a memória de portadores de doenças degenerativas porque a cafeína age como um estímulo no sistema nervoso central.

Colocando na balança, os impactos positivos do café parecem superar os negativos, no entanto, deve-se consumir no máximo 6 xícaras da bebida por dia, para não haver saturação de cafeína. O café feito em casa tem de ser ingerido até 15 minutos depois de coado, senão, oxida.Agora que agente já sabe que o café além de gostoso, faz bem a saúde, vamos tomar um cafézinho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário