sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Manicure em casa: 10 dicas para fazer as próprias unhas!

Meninas, achei essa matéria na revista criativa e resolvi dividir com vocês, são dez dicas para fazer a unha em casa:

1- Lugar iluminado e posição correta Dê preferência para a luz natural, que ajuda a enxergar possíveis defeitos.
Procure não ficar muito curvada e muito menos sentar de forma que suas mãos fiquem muito baixas. A altura ideal é manter as mãos no meio do tronco, como se estivesse apoiada em uma mesa.

2- Kit manicure completo
Além de lixa de unha, algodão e solução de acetona ou removedor de esmalte, o ideal é ter em mãos um pequeno kit. Invista nele e você não vai se arrepender: lixa bloco (aquela de polir a superfície da unha), espátula, alicate de cutícula, emoliente, pau de laranjeira, base, esmalte, spray ou óleo secante, borrifador de água, toalhas descartáveis e uma toalha para secar as mãos durante o procedimento, lápis ou pó hemostático, recipiente de água e álcool 70%.
Foto: Editora Globo
Kit unhas: investimento para quem gosta da ideia de fazer as próprias
3- Material adequado para uso
A limpeza dos instrumentos deve ser feita da seguinte forma: primeiro lavar com sabão neutro e água e secá-los muito bem. Depois, esterilizá-los: quem não tem uma estufa ou autoclave, pode aplicar álcool 70% com um algodão. E, por fim, armazenar da forma correta (embalados de forma individual). O recipiente de água utilizado para a remoção da cutícula também deve ser limpo com água e álcool 70%.
Foto: Editora Globo
Preparação: emoliente para soltar a cutícula (Foto: Fabiana Neves)
4- Preparação e aplicação do emoliente de cutículas
Existem duas formas de preparar a cutícula. A técnica de “mão a seco”, que consiste em aplicar o emoliente, pedaços pequenos de algodão em cada unha e borrifar água. E a técnica “mão na água”, mais conhecida, que se resume em aplicar o emoliente em todas as unhas, mergulhar os dedos em água morna e deixá-los submersos por cerca de 3 minutos.
Foto:
Técnica mão a seco (Foto: Fabiana Neves) 
5- Cutícula – espatulação e remoção Este talvez seja o passo mais importante para alcançar unhas belas em casa! A espatulação deve ser feita com calma. Se essa fase for efetuada de forma adequada, tirar a cutícula vai ser bem mais fácil. Caso tenha optado pela técnica a seco, retira-se apenas o algodão da unha a ser espatulada.
A espátula deve ser segurada como se fosse uma caneta, próxima à ponta redonda. Não é necessário colocar força, o mais importante é empurrar delicadamente a cutícula, acompanhando o formato da unha.
Para a remoção da cutícula, o alicate deve estar devidamente amolado (se não estiver, as chances de se cortar são enormes).
Dicas: • Para quem gosta, e sabe, vale afundar o alicate. Para as iniciantes, não é recomendado, pois as chances de se machucar feio são altíssimas.
• Vale lembrar que os dermatologistas recomendam apenas a retirada parcial da cutícula.
• Lembre-se que a cutícula só pode ser feita uma vez por semana, esse é o tempo mínimo que ela leva para crescer.
• Caso você se corte e não pare de sangrar, aplique um pouco de pó hemostático no local, isso ajuda bastante.
• Ah, em ambas as técnicas as outras unhas devem permanecer úmidas para a cutícula não secar.
Foto:
Tirar cutícula requer prática. Ou seja, vá aos poucos até estar bem treinada 

Foto:
O ideal é lixar depois de tirar as cutículas (Foto: Fabiana Neves)
6- Lixar as unhas
Não é indicado lixar as unhas antes de retirar a cutícula, porque elas ainda estão secas e acabam formando muito pó.
Lixe as unhas utilizando a parte mais delicada da lixa. Siga o formato preferido e não se esqueça de retirar os excessos que ficam por baixo das unhas.
A lixa bloco, também conhecida como polidor de unhas, deve ser aplicada na superfície de cada unha. Ela tira as ondulações e deixa todas as unhas uniformes, prontas para receber a melhor parte: o esmalte!

7- Aplicação de base e esmalte
A base, além de proteger, melhora o efeito do esmalte.
Dicas:
• Opte sempre por base cetim ou base seda, porque elas não alteram a cor do esmalte.
• Antes de passar o esmalte, retire o excesso do pincel e aplique nas unhas. Procure manter o pincel mais fechado.
• Geralmente a cor que está no frasco só é atingida após duas ou três demãos. Não se preocupe em limpar os excessos na primeira aplicação, apenas na segunda.
Foto:
Estamos quase lá... Limpeza do esmalte em excesso (Foto: Fabiana Neves)
8- Limpeza e remoção dos excessos
Após a segunda demão, é aconselhado retirar o excesso, principalmente das laterais, com o pau de laranjeira.
Para cada unha que for aplicada a camada de esmalte, retire o excesso e coloque-o em um pedaço de papel descartável. Isso deve ser feito com todas as unhas.
Depois que todas já tiverem prontas para a limpeza final, coloque um pouquinho de algodão na ponta do palito, dê uma molhadinha na solução de acetona e passe nos cantos das unhas para tirar o resto de esmalte que tem ali.
Não é necessário colocar força, nem ensopar o algodão.
Sempre que o algodão estiver muito colorido, ou sobrecarregado de esmalte, troque-o, para não manchar as outras unhas e nem os dedos. 

9- Extra brilho ou Top Coat 
O extra brilho, ou top coat, ou superbrilho, como é conhecido, é um finalizador para as unhas. Ele cria uma película protetora sobre elas, por isso deve sempre ser aplicado depois que já estiverem prontas e limpas. 
Caso isso não aconteça, você corre o risco de estragar todo o trabalho, pois, no momento em que for limpar as laterais, provavelmente o extra brilho vai arrastar o esmalte com ele. 

10- Óleo secante ou spray 
Fique atenta: extra brilho e óleo secante não são a mesma coisa. O óleo secante ajuda na secagem, enquanto o extra brilho tem a função de proteger. Algumas pessoas passam o óleo secante quando terminam de fazer as unhas, outras preferem os sprays que auxiliam na secagem do esmalte. Esses sprays devem ser aplicados com uma distância de 15cm das unhas, sob pena de estragar o esmalte. 
Independentemente da técnica utilizada ou da escolha do óleo secante ou spray, é muito importante fazer as unhas com calma. Arrume tempo. Depois que terminar, procure ficar alguns minutos sem encostar-se a nada, assim você não corre o risco de estragar todo o trabalho.
Foto:
Resultado final: unhas bem feitas. Agora, é esperar até secar (Foto: Fabiana Neves) 
Agora é só praticar..bjimm
fonte revista criativa

Um comentário:

  1. Olá tudo bem??
    Estava passeando pelos blogs por aí e conheci o seu! Adorei!!
    Flor, tenho um blog de moda, maquiagem, decoração e fotografia e um canal de beleza que está ficando super conhecido! E acho que você adoraria conhece-los!
    O canal do Youtube é http://www.youtube.com/user/blogdareh
    Se você gostar, peço que sigas meu blog e se inscreva no meu canal do Youtube! Se vc seguir não se esqueça de me avisar com um comentário no meu blog que te sigo aqui também flor!
    Meu blog NÃO é o “Viciodemenina” (esse só sou parceira) e sim é o RE-BECAH. :)
    Beeeijooos, te espero lá no

    http://re-becah.blogspot.com

    ResponderExcluir